da ausência sob disfarce


Ultimamente não tenho para aqui escrito nada com grande interesse de se ler.
Talvez se deva ao facto de agora medir melhor as minhas palavras, talvez seja por preferir escrever com papel e caneta a pressionar uns botões. O que sei é que tenho estado um tanto ausente e quando apareço é para dar dois dedos de conversa e vou-me embora.
Muito tem mudado desde a última vez que escrevi algo com pés e cabeça. O meu estilo de vida mudou, os meus relacionamentos mudaram, eu mudei. Mas parece-me ser algo inevitável. Com a inexorável passagem do tempo, todos temos vivências que contribuem para um ajuste à nossa personalidade, para uma contínua mudança. Todos mudamos.
Pergunto-me se ainda somos o que de nós conhecíamos. Todo o processo de alguém se compreender a si próprio, de reconhecer as suas próprias atitudes é deveras complexo e moroso. Talvez pensemos que somos uma coisa, mas na realidade já somos outra. Talvez a ideia que hoje temos presente de quem somos seja, na realidade, uma ideia que corresponde ao nosso passado. Com a constante mudança pode ser que nos percamos, entre conseguir sobreviver dia após dia, quebrar a rotina, agradar a quem nos rodeia, atingir metas que haviam sido estabelecidas; o tempo de reflexão e auto-descoberta é muitas vezes desvalorizado e esquecido. Mas não devia. O tempo dispensado na auto-descoberta, será tempo ganho à posteriori, quando nos depararmos com uma situação que, sem esse à vontade de estarmos na nossa própria pele, sem essa confiança, nos faria duvidar de nós próprios e atrasar, senão impedir, decisões cruciais.
Acho que o que quero realmente dizer é que temos de agradecer por quem somos, mas antes temos de saber quem somos. Temos de gastar mais tempo connosco próprios. Temos de nos conhecer e de nos apreciar.
Temos uma sociedade cheia de pessoas superficiais, perdidas. Não temos a capacidade de governar a nossa vida se não formos capazes de estar em sintonia com a nossa pessoa. Isto acaba por culminar num mundo de preconceitos, falsidade e drama. Temos de começar em nós e daí partir para os outros.

Comentários

  1. José Luis Raimundo28/08/2012, 15:32:00

    A auto-descoberto é fundamental, mas tem um "q" muito grande de subjectivismo (pasme!), e que tal ajudar a descoberta pedido feedback aos que te rodeiam? Passas a ter uma outra visão, externa de tí própria, quiçá ainda melhor :-))

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares